Pesquisar neste blog

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Aos amigos...


Um amigo é uma pessoa.
Simplesmente?

Na verdade não.
Muitas pessoas consideram coisas materiais como seus amigos. A guitarra, o PC, o carro...
O fato é que amigo é aquilo que nos faz sentir bem.
Geralmente outras pessoas nos fazem sentir bem, outras pessoas fazem questão de estar conosco. Fazem questão de participar de nossas vidas, seja nos bons momentos de sorrisos ou nos tristes momentos de lágrimas.

Os amigos são nossos olhos quando não podemos enxergar;
Nossos ouvidos quando não podemos ouvir;
Nossas mãos quando não podemos sentir;
Nossa mente quando não conseguimos pensar...

Tive amigos que preferiram se retirar desse mundo, preferiram o desconhecido da morte. Pareciam menos assustados com a idéia de deixar de existir do que viver com as dificuldades da vida.
Tive amigos que foram arrancados desse mundo, por mãos de pessoas que não tem sentimentos... Foram tirados de seus familiares e de seus amigos, sem nenhum motivo.

Infelizmente muitas vezes a vida nos joga a realidade fria e dura bem na cara, sem dar-nos nenhuma chance de fazer absolutamente nada.

Mas também nos coloca os amigos. E cabe a nós mesmos fazer acontecer. Começar e cultivar a amizade..

Nossos erros...

Já passei parte de minha vida junto de amigos virtuais. Mais ou menos no começo da internet no Brasil (sim, sou velho!!).
Pessoas vem e vão. Mas os amigos ficam.
Ficam mesmo? Será que os que se foram são realmente amigos? Ou será que NÓS deixamos de considerá-los como amigos?
Pude notar algumas coisas nos meus anos de vida e convivência com algumas pessoas. Elas erram!
Sim, por mais amigo que seja aquela pessoa que está ao seu lado, cedo ou tarde ela comete um erro.
Mas o problema não é errar... O problema é que damos um peso extremo ao erro cometido pela pessoa e acabamos esquecendo de colocar na balança o que ela nos fez de bom.
E algumas vezes, a pessoa nem sabe que errou. Nós julgamos que a atitude tomada é um erro. E sendo um erro, não queremos mais estar perto dessa pessoa.
Mas, estamos sendo amigos assim? Estamos cumprindo nossa condição de amizade? Não deveríamos conversar com quem cometeu este erro e tentar mostrar o que está errado? Não deveríamos tentar juntos corrigir algo que não está fazendo bem para um (se não para ambos)?
Tenho (e tive) amigos que erraram. Eu mesmo já cometi meus erros. Mas sempre coloquei na balança. E no fim, decidi se realmente era um amigo ou não.
O fato é que não acredito que por causa de um erro, seja necessário perder tudo aquilo que foi passado durante anos e anos.
Pois bem.. As guitarras, os PCs e os carros "não erram" (será mesmo?)..

Mas compensa...

Errando ou não, compensa ter um amigo.
Com certeza.
Os amigos são realmente peças fundamentais em nossas vidas.
Nos corrigem, nos protegem, nos xingam, nos ajudam, nos atrapalham... Mas no final, estão sempre ao nosso lado.
Não sei o que faria sem meus amigos. Muito de minha esperança, minha força para continuar a vida é proveniente dos meus amigos.
Não sei por que, mas a família nem sempre tem o mesmo apoio, a mesma confiança, a mesma base que uma amizade verdadeira pode ter.
Muitas vezes me sinto mais à vontade em conversar com um amigo sobre os problemas do que com meus pais ou irmãos.
Não que não goste deles, mas é diferente. Talvez por que estamos acostumados a tomar bronca dos pais e temos palavras de consolo dos amigos.. Talvez por que muitas vezes os pais querem corrigir e os amigos querem ajudar.
Mas gosto e preciso dos meus amigos.
Por isso agradeço a todos!

Não sei o que faria sem você
Que todos os dias vem me ver
Sempre que me sinto assim
Sei que está perto de mim

Mas nada muda por acaso
As pessoas vem e vão
E temos que dar nosso passo
Para nunca ficarmos onde estão

Sempre sinto sua falta
Quando a necessidade é alta
E me sinto feliz
Quanto você diz:

"Sou seu amigo
Vim curar a ferida
Então siga comigo
Esta estrada chamada vida"

Tá, eu sei, não tem métrica nem porra nenhuma além de umas rimas bobas..
Mas, sei lá.. Saiu! rsrsrsr

Um abraço!

Nenhum comentário: