Pesquisar neste blog

sábado, 18 de setembro de 2010

Onde fica Wonderland?


Acabei de assistir Alice no País das Maravilhas, do Tim Burton.
Não li o original, então não posso discutir sobre a adaptação. Nem pretendo.

Mas posso divagar..
Inicio então com uma pergunta: Onde fica o "País das Maravilhas"?

[CUIDADO! CONTÉM SPOILERS]

Alice é uma pessoa que vive uma vida onde outros mandam nela, estão sempre dizendo o que ela deve fazer, quando fazer, etc. Mas não é uma pessoa que está satisfeita com isso.
Fica claro que desde criança, ela tenta fugir dessa realidade, busca um refúgio em sí mesma, em um lugar onde ela pode ter o controle, onde ela pode viver com suas próprias decisões. Ela tem todo um mundo cheio das coisas mais loucas, mas que ela se diverte, que ela se sente bem, e talvez por que não dizer, que ela controla.
Porém, mesmo lá, ela encontra dificuldades, momentos terríveis onde outros decidem por ela.
Depois de muito tempo sem sonhar, sem voltar ao seu reino, sem ter o controle (lembre-se que ela vai casar-se com 20 anos, e ela não tinha mais os "pesadelos" frequentemente), e parece que perdeu sua "muiteza" (achei o máximo essa idéia).
Ela consegue se libertar disso e volta a tomar conta de sua vida, em sua "última" viagem pelo buraco do coelho, logo depois que ela acorda sob o chapéu do chapeleiro. Mas ela começa devagar, com a criatura que mais se adapta às ordens dadas por outros, um cachorro.
A partir dai ela passar por alguns dissabores, porém de uma forma ou de outra, ela consegue mudar as situações à seu favor.
Através de toda sua luta e sua insistência, ela consegue se transformar. Passa de uma criança com idéias loucas para uma mulher decidida. Ela se encontra. Se torna uma criatura maravilhosa e destemida, capaz de alcançar os mais longínquos horizontes. Muito bem representado pela borboleta.
Enfim, ela se torna o que ela sempre quis ser.. Dona de si mesma.

Muitas vezes nos pegamos perdidos em pensamentos, sonhos, vontades... Tentamos fugir da realidade, embrenharmos em nossos sonhos ou em qualquer coisa nos dê algum prazer.
Alguns o fazem tão bem que deixam de lado nosso mundo, nossa realidade. E acabam ficando "loucos". Talvez eles tenham encontrado "Wonderland".
Mas muitos ficam presos à rainha vermelha, enquanto outros vivem felizes com a rainha branca.

Não, não acho que esta seja a unica forma de encontrarmos este país (o paraíso, talvez?), existem sim pessoas que encontram tal lugar em sua vida normal, socialmente aceitável.
Cada um tem seu canto especial, e se refugiam lá às vezes. Alguns encontram na bebida, nas drogas, no sexo... Outros encontram no trabalho, em ajudar o próximo, em conversar com os amigos, em seus sonhos.
O fato é que acredito que todos nós possamos encontrar este lugar. Mas concordo que é difícil saber onde fica e ter que deixá-lo muitas vezes.

Não faço idéia de onde fica meu Wonderland, algumas vezes vislumbro algo longínquo, distante. Uma felicidade passageira, como um flash que ilumina a escuridão rapidamente, possibilitando uma breve olhada por todas as maravilhas que estão ali, mas que não consigo alcançar.

Então, infelizmente minha mente continua perguntando... Onde fica Wonderland?

Um abraço!

Nenhum comentário: